Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Desgaste ósseo em joelho, quadril e coluna pode ser prevenido com simples ações.

Postado em 31/07/2019



Se você ainda não pratica uma atividade física de maneira regular, busque um exercício que lhe interesse e insira-o imediatamente em sua rotina.

 

Além dos benefícios já conhecidos, como fortalecimento do sistema cardiovascular, melhora na disposição, prevenção de diabete, depressão e obesidade, a prática é essencial para garantir a saúde e a funcionalidade das articulações.

 

Ou seja, exercitar-se é a melhor maneira de minimizar o desgaste e as dores no trio coluna, quadril e joelho. Isso significa dizer que os exercícios podem ser determinantes para garantir mobilidade, bem-estar e autonomia com o passar dos anos.

 

É por meio da dupla, exercícios e alongamento, a melhor maneira de garantir a mobilidade e a qualidade de vida tanto na fase adulta quanto na terceira idade.

 

Desgaste e envelhecimento:

O que é conhecido como desgaste ósseo, na verdade, refere-se à degeneração da cartilagem, que é o tecido rígido que reveste os ossos nas regiões de articulações.

 

Existem pessoas com 16, 17 anos que já apresentam degeneração. Quem tem essa pré-disposição sente os efeitos desde que nasce. Claro que não é muito comum a pessoa apresentar o problema tão jovem, pois a progressão costuma ser lenta. Mas isso nos mostra que não é porque a pessoa fica velha que terá o desgaste, não necessariamente.

 

Estilo de vida:

A prática de uma atividade física, assim como outros fatores relacionados ao estilo de vida, é uma condição atenuante e que pode postergar os efeitos da artrose.

 

Nesse cenário, o sedentarismo é mesmo o pior vilão. A pessoa que tem artrose precisa de movimento. A atividade física alivia os sintomas, melhora a alimentação das células e a lubrificação da cartilagem. Isso pode retardar a progressão e diminuir a dor.

 

O papel do fisioterapeuta:

A fisioterapia é usada como uma das unidades do processo multidisciplinar de prevenção do desgaste articular. Entre os fatores que desencadeiam o desgaste, em especial nas articulações do joelho e do quadril estão: o excesso de carga, os desequilíbrios musculares, as alterações posturais e os exercícios realizados de maneira indevida, esses podem gerar comprometimento articular precoce.

 

Em relação à coluna, é necessário evitar os movimentos rotacionais com carga, os movimentos com muito peso ou com sobrecarga articular para a coluna e os erros posturais, que se referem às questões ergonômicas da forma de sentar.

 

O fortalecimento muscular é a principal medida para garantir a qualidade muscular e evitar o desgaste excessivo da cartilagem, principalmente na coluna, no quadril e no joelho.

 

Já o alongamento, é um aliado no ganho de mobilidade e flexibilidade, auxiliando na correção dos desequilíbrios biomecânicos, melhorando, assim, a qualidade de vida.

 

O ASSIM SAÚDE curte ações que contribuem para a longevidade.